quarta-feira, 10 de março de 2010

Aos 6 meses!!

Meu filho completou 6 meses há dois dias. Com o crescimento dele tudo vai ficando cada vez mais prazeroso. Me divirto ao vê-lo tocar os próprios pés, as mãos, se esforçar para pegar os brinquedos, dar risadas tão gostosas e agora começou a bater palmas. Também adoro perceber que ele vira o rostinho toda vez que alguém pronuncia seu nome. É maravilhoso vê-lo crescer, acompanhar passo a passo o seu desenvolvimento, perceber o quanto é esperto, sapequinha e lindo!! rs.
As frutas, que já entraram há algum tempo em seu cardápio, são uma verdadeira diversão. Não fez cara feia para nenhuma e adora seus sucos!
Com relação a introdução de sucos e frutas, pediatras dão algumas dicas:

É preciso lavar bem as mãos e utensílios que serão utilizados. Lembre-se de que sucos e frutas devem ser preparados o mais próximo possível dos horários em que serão oferecidos para preservar todos os nutrientes.

* Comece a oferecer frutas sob a forma de sucos, entre as mamadas da manhã. Pode ser, por exemplo, uma hora e meia depois da primeira ou segunda mamada.

* Aos poucos, você pode variar os sucos (melão, melancia, laranja lima, mamão, cenoura com laranja, entre outrros)

* Não existe nenhuma restrição quanto as frutas, mas dê preferência às da estação.

* Quinze dias após a introdução dos sucos, ofereça frutas raspadas ou amassadas com garfo. É saudável estimular a mastigação desde cedo. Poderão ser dados: banana, pêra, maçã, mamão, abacate, entre outros.

* Inicie com 2 ou 3 colheres de chá, aumentando progresivamente e apresentando novas frutas conforme seu bebê for se habituando às primeiras.

* Lembre-se: banana, maçã e goiaba são obstipantes, ou seja, tendem a prender o intestino. Mamão, ameixa e abacate são laxantes. Evite oferecer frutas do mesmo grupo no mesmo dia.

Procure oferecer estas refeições em um ambiente alegre e traqnuilo. Assim você ajuda seu bebê a desenvolver uma relação saudável com a alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário