sexta-feira, 26 de março de 2010

Vamos Brincar?!



Vamos refletir um pouco. Alguém se recorda de brincadeiras da infância? De como eram mágicos aqueles momentos? Acredito que inúmeras e deliciosas recordações vieram à cabeça. Assim como para mim!.
Atualmente, o que está ocorrendo é a numerosa procura por soluções alternativas, onde as crianças possam gastar sua energia e um ato tão simples e tão saudável vem sendo deixado de lado. O que muitos esquecem é que o essencial nessa fase é o BRINCAR.
O brincar, além de proporcionar momentos de muita diversão, é fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. É através do jogo, do brincar, dos desenhos que a criança vai exteriorizando as suas emoções e sentimentos.
Ao pensarmos na importância do brincar no desenvolvimento global, temos um meio natural no qual diversas capacidades são adquiridas:
* atenção;
* imitação;
* memória;
* imaginação:
* manutenção da saúde:
* desenvolvimento psicomotor:
* capacidades de socialização, por meio da interação, da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais.
No ato de brincar a criança se apropria da realidade atribuindo-lhes significados. A repetida exploração e experimetação do movimento ampliam o conhecimento de si próprias e do mundo.
A criança tem dentro de si potencial e este emerge nas situações de sua vida, e nestes momentos, o indivíduo apresenta ao mundo seu ritmo e sua harmonia.
Cabe a nós, pais e educadores, estimularmos nossos filhos com hábitos saudáveis desde pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário