segunda-feira, 22 de março de 2010

Acalmando o Bebê

Os pais de primeira viagem (como nós) acabam ficando confusos por não conseguir identificar as causas do choro do bebê. Este fato é mais frequente, principalmente, quando a criança é recém-nascida. O que acaba por evocar sentimentos protetores nunca antes experimentados. Porém, os bebês acabam se tornando nossos professores e acabamos aprendendo que o choro é a linguagem do bebê, através dele é comunicado ao cuidador a forma de ser acalmado.
É necessário que os pais indentifiquem as necessidades do bebê ouvindo, atenciosamente, os seus choros e aprendendo a olhar para eles nesses momentos. A forma como se responde ao bebê é muito importante. O cuidador (pai, a mãe, algum familiar ou uma babá) não lhe deve transmitir o seu stress, raiva, impaciência. Não é saúdável que o bebê suprima seu choro quando necessitar de algo de seu cuidador. Esse quadro pode ser revertido por uma maravilhosa interação, que proporcionará ao bebê confiar nas suas reações e no cuidador.
O bebê deve desenvolver sentimentos seguros em uma relação de amor segura e protetora, sentir e expressar suas emoções o mais diretamente possível.
Uma vinculação bem sucedida, através do desenvolvimento e da experiência, acarreta diversos benefícios futuros à criança: capacidade de envolver em relações sociais, tomada de iniciativas, sentido de identidade, de vontade, de finaliodade, etc.
Cabe ressaltar que cada bebê é um ser único e os pais devem adequar seus comportamentos à ele. Só assim serão capazes de cuidar do seu filho e relacionar-se com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário